Primeiro dia: O que eu deveria fazer exatamente com esse blog?

Alguns dos grandes super-poderes que eu gostaria de ter são: dormir instantaneamente e aprender mais rápido. A minha profissão exige isso de mim e lógico, de alguma maneira, entrei nessa exatamente por causa destas características. Pensei que seria uma maneira de saber o máximo sobre outras áreas, profissionalmente. Nem tudo são flores. Ainda mais quando se tem filhos, esposa, etc.

Antes de chegar no "aprender rápido", despendi muito tempo pra entender o que é aprender e que cada um aprende de uma maneira particular. Pra resumir: Sou cinestésico. Tenho que praticamente trazer o conhecimento seja ele de que tipo for (ai é que a coisa fica complicada), pra realidade material.

Pensei em escrever no medium, ou Quora, mas qual é a graça ou aprendizado? Pra mim nenhum. Depois de ver um vídeo do Filipe Deschamps e um artigo do o Willian Justen, cheguei a conclusão de que eu não estava tão fora da caixinha assim.

Hoje é o primeiro dia desse blog. Veja, apesar de tudo, tem conteúdo no primeiro dia. Eu quis fazer diferente não dos outros, mas da maneira como geralmente eu faço. Muito medo de fazer errado ou "imperfeito". Resolvi colocar em prática o princípio de desenvolvimento progressivo. Isso é tão contra-intuitivo pra mim.

A idéia inicial era fazer isso usando phoenix e Vuejs, pois como estou estudando essas duas tecnologias/ferramentas, seria algo útil pra mim. Não deu certo por causa de custos de hospedagem. Eu não tenho 250 bolsonaros para bancar um VPS agora. Sobrou o que tem de monte na internet e que por um acaso é o que me traz o pão: O bom e velho PHP e uma hospedagem gratuíta. E com isso, a idéia acabou mudando também (se você é iniciante, anota esse mantra: "mudança é uma constante") e resolvi fazer o meu próprio blog, do zero, na unha e sem nenhum caralho de framework. Vai ser foda, mas tenho certeza que aprenderei muito mais.

Por isso o site está assim. Não tem nem mesmo uma fonte legal ou pelo menos que facilite a leitura ou pelo menos algum css. Entendo. O foco deste primeiro dia foi colocar o site no ar, ajustar o mínimo pra que ele fique "SEO friendly" e o tio google possa fazer com que ele seja encontrado. Não está o ideal, mas tem alguma coisa. Se inspecionar o código fonte da página, poderá dar uma olhada no que foi feito. Ah, também coloquei a funcionalidade de feed. Como estou viciado nisso. Pra mim é uma ótima maneira de acompanhar e aprender.

Os próximos objetivos que tenho agora pra esse blog são:

  1. Colocar um lugar onde vocês possam interagir comigo
  2. Colocar algo como aquele botão de "palmas" do medim
  3. Colocar um link para algum "me pague um café" rsrs.

No próximo post, além de escrever sobre o que foi feito no próprio blog (motivo da existência disso tudo), vou escrever também sobre as ferramentas que vou usar. Mas vou escrever sobre minha experiência somente. Não tenho como objetivo ser a voz da verdade. Até mais!